Grave um piloto! Criando um canal do zero #03

Faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaala galerinha do blog, como vocês estão? Estão bem alimentados? E a mãe, vai bem?
Estamos no terceiro post da série Criando seu canal do zero, aonde toda semana tem post com dicas de como criar um canal de sucesso no YouTube. Na semana passada falei sobre o processo de branding e como criar uma identidade visual para o seu canal, e agora estamos entrando em um estagio aonde finalmente você colocará a mão na massa, pois irei falar da importância de gravar um Piloto! #Checkitout

O que é?

Gravar um piloto consiste basicamente em escrever, planejar e executar aquela ideia que você mantinha dentro do seu caderno de anotações, porém de uma forma mais experimental. Esta é uma etapa muito importante pois te ajudará à se conhecer e amadurecer como produtor e criador de conteúdo, além disso, permite maior liberdade criativa e até mesmo corrigir possíveis erros.

Como fazer?

Como citei acima, fazer um piloto é como gravar um vídeo. Então todas as etapas que você seguiria para produzir um vídeo pro seu canal também devem ser seguidas no piloto, ou seja, nessa hora sua habilidade em vídeos conta bastante. Contudo, para te ajudar preparei alguns tópicos que são relevantes.

1) Defina sobre o que vai falar

A melhor forma de começar o planejamento de um piloto ou vídeo no geral é definindo o assunto. Dependendo do nicho que seu canal irá atuar pode ser muito mais simples, por exemplo, canais de música sempre irão falar ao redor deste tema. Porém há casos de gêneros de canais que dependem muito mais do que esta acontecendo no momento, como canais de entretenimento ou notícias. Tudo irá depender do gênero e nicho do seu canal.

2) Escreva um roteiro

Com o assunto definido, esta na hora colocar suas ideias no papel! Um roteiro bem escrito pode determinar o sucesso ou fracasso de um vídeo e quando se trata de piloto, é sempre interessante escrever roteiros alternativos para a mesma cena – assim é possível explorar ainda mais suas habilidades na hora da gravação.
Escrever um roteiro é como contar uma história, porém, busque ser o mais detalhado possível. Já pense no local de gravação e quem estará na frente das câmeras.

3) Grave, regrave e edite

Não só a escrita do roteiro, mas sua execução é de extrema importância. Aproveito o piloto para explorar ao máximo a cena, a forma como você interage com o público e fique atento em identificar o que funciona ou não. Quando finalizar o vídeo, aproveite para pedir o feedback do maior número de pessoas possíveis, isso te ajudará à melhorar nas próximas gravações.

via GIPHY

4) Faça tudo de novo!

Como falei, o piloto é um experimento que irá te ajudar a se descobrir como creator. Depois de todos os ajustes e aprendizado necessário, está na hora de repetir isso tudo de novo e criar um vídeo espetacular.
Vou guardar mais detalhes dessa dica pra semana que vem, então fique ligado aqui no blog e não se esqueça de compartilhar este post para toda a internet.

Comentários

Comentários

Allan Portes
Allan Portes

Estudante de Engenharia da Computação, designer há mais de 9 anos e criador do canal/website Pixel Tutoriais.

', 'auto'); ga('send', 'pageview'); }