Criando um canal do zero #01: Brainstorm

Mais uma semana começou e com ela, novidades no Pixel Tutoriais. Se você deseja aprender dicas para criar um canal de sucesso no YouTube, este post é o ideal. A cada semana postarei dicas e estratégias para serem seguidas e que ajudarão no desenvolvimento de seu projeto no YouTube.
E pra começar, hoje vou falar sobre brainstorm que é o primeiro passo para iniciar e planejar um canal no YouTube. Vale lembrar que toda segunda-feira teremos vídeos e posts direto do forno pra você, por isso assine a newsletter ou me acompanhe pelo YouTube.

O que é?

No meio publicitário dizemos que brainstorm é todo processo que envolve captar ideias para seu canal. É o momento aonde você irá buscar referências, inspirações e objetivos para seu conteúdo. Muitas pessoas criam seu canal por tentativa e erro e como em um diamante, demora mais tempo para ser lapidado, ou seja, é mais difícil de se encontrar como creator e definir uma identidade própria.
É nessa hora que o brainstorm entra em ação como um processo extremamente importante, pois ele te ajuda a lapidar seu diamante com mais facilidade e rapidez.

Como fazer?

A matemática é simples, quanto mais tempo você investir na buscar por referências maior a probabilidade do seu canal ter uma identidade bem definida. Em termos práticos, existe três passos que podem te ajudar no processo de brainstorm.

1) Inspire-se
O tio Google está aí para nos servir à vontade, busque YouTubers e creators do nicho que você deseja entrar, veja quais são os maiores canais e quais vídeos são mais vistos. Além disso, pense em parcerias potenciais e estratégias de fazer um vídeo inovador baseado naquilo que foi pesquisado.
Vale lembrar que se inspirar não é copiar alguém, é importantíssimo que você seja o mais original possível, este é o fator fundamental para o desenvolvimento de seu futuro canal. Se seu projeto ainda não possui um nome ou uma identidade visual bem definida, pesquise referências visuais de cores, cenários, logotipo e quando decidir um nome, já crie todas as redes sociais do canal com esse endereço.

2) Escreva
Sinta-se como um cientista e anote tudo! Compre um caderninho ou abra o Word e anote todas as referências, objetivos, metas e roteiros do seu canal. Todo bom canal ou vídeo do YouTube nascem primeiro no papel.
Apesar de ser uma etapa relativamente simples, isso fará total diferença durante os próximos episódios dessa série, então anote o máximo de informações relevantes que conseguir.

3) Execute
Nenhum bolo fica pronto se a receita não for executada, arregace as mangas e mão na massa! Não, não é necessário postar o primeiro vídeo que você gravar logo de cara. Então fique à vontade para testar formatos, linguagens, edições e tudo que te der na telha. Grave pilotos, peça o feedback dos seus amigos, crie um modelo de banner, logo e cores; faça e refaça sua identidade visual e não desanime.
Com pratica e tempo, seu diamante começara à tomar forma, brilho e atrairá o olhar das pessoas. Detalharei um pouco mais estas etapas durante os próximos episódios do Criando seu canal do zero.

Eaí, está pronto para se tornar o próximo YouTuber de sucesso? Espero que sim! Na próxima segunda, iremos falar de roteiro e qual assunto abordar em seus vídeos.
Não se esqueça de compartilhar este post e até semana que vem!

Comentários

Comentários

Allan Portes
Allan Portes

Estudante de Engenharia da Computação, designer há mais de 9 anos e criador do canal/website Pixel Tutoriais.

', 'auto'); ga('send', 'pageview'); }