Como saber se o site é seguro para compras? | Black Tips 03

A Black Friday é conhecida por estar recheada de ofertas, principalmente quando falamos de compra pela internet. Mas como saber se o site que você está comprando é ou não seguro?
Você já foi enganado na internet? Ou pelo menos conhece alguém que foi?

Eu já dei duas dicas bem legais sobre como escolher o produto ideal e como pagar o menor preço.
E eu tenho certeza, que a maioria das pessoas que estão me assistindo pretendem fazer compras online. Além disso, muitos se sentem inseguros na hora de adquirir produtos pela internet.
Porém, a boa notícia é que existem diversas formas de você identificar se o site que está comprando é ou não seguro.

Basicamente, para saber se o site é ou não seguro, você precisa de três coisas
1 – Analisar a oferta propostas
2 – Verificar certificados de segurança e elementos importantes do site
3 – Saber qual é o feedback de outros compradores

E pra facilitar sua vida, eu vou mostrar exemplos de informações e cuidados que você deve ter baseado em sites reais.
A primeira coisa que você deve analisar é o rodapé do site, por lei, todas as lojas online devem possuir em local visível o número do CNPJ, endereço físico e número de telefone. E você pode utilizar essas informações para verificar informações sobre a loja.

Outra dica importante, está na verificação dos selos de segurança. Estes selos são emitidos por organizações responsáveis por identificar quais lojas possuem confiabilidade. É importante que você clique nestes selos e identifiquem quais são essas organizações e quais são os tipos de selo.
Mas tome cuidado, muitos sites maliciosos colocam esses selos como imagem para enganar o visitante.

Outra dica importante, é verificar o tipo de conexão que o site utiliza. Se na URL do site você encontrar no começo a palavra https, significa que o site utiliza a conexão http segura, que é um tipo de protocolo que provê segurança e sigilo de informação. E mais uma vez, dobre atenção se possui esse s no final.

Lembre-se de consultar a loja em sites como o Procon ou Reclame Aqui, pois lá é possível identificar qual é o status da loja e se ela possui alguma irregularidade.
Clique aqui para ver a lista do Procon de sites não recomendados.

Também é importante que você tome cuidado com seu email, evite clicar em links de páginas maliciosas, pois eles podem conter vírus e até mesmo formas de roubar os seus dados.
O que eu te indico é pesquisar no Google sobre o site antes de clicar no link, principalmente se aquele email estiver na caixa de spam.

Aproveite essa época para garantir que seu antivírus, antispyware e firewall estão atualizados. Desta forma, é possível garantir que seu computador está protegido.
É muito importante que você não faça compras online em redes publicas como o wifi de uma cafeteria por exemplo. Pois esse tipo de rede costuma ser desprotegido, o ideal é comprar na sua casa ou em um lugar de confiança.

E vale lembrar, que apesar das milhares de ofertas, a Black Friday não faz milagre.
Se você leu meu ultimo post, lembra que eu falei sobre a pesquisa de preços. Ao fazer essa pesquisa, é possível notar um valor médio de mercado.
Caso você encontre um valor muito abaixo disso, desconfie, pois pode ser uma furada.
Uma dica que te dou, é entrar nos sites oficiais das marcas e ver qual é o preço de venda.

Também é importante, que de preferência você efetue seus pagamentos no cartão de crédito ou utilize meios como o pagseguro. Pois são formas que facilitam a devolução do seu dinheiro, caso ocorra algum problema.

Comentários

Comentários

Allan Portes
Allan Portes
Estudante de Engenharia da Computação, designer há mais de 9 anos e criador do canal/website Pixel Tutoriais.
', 'auto'); ga('send', 'pageview'); }