Como fazer a identidade visual de seu canal no youtube: Criando um canal do zero #02

Sem dúvidas ter uma identidade visual forte e marcante pode ser crucial no desenvolvimento do seu projeto no YouTube, um exemplo de como a identidade visual pode definir um maior nível de identificação com a marca é lembrar de logotipos como da Apple ou McDonald’s.
Na semana passada eu citei sobre o processo de brainstorm e captação de referências para o seu canal, e a dica final do post #01 tem muito à ver com que falaremos hoje.

via GIPHY

O que é?

Branding é o processo de criação da identidade visual do seu canal, na verdade esse termo abrange muito mais do que apenas um canal no YouTube. Portanto, é uma atividade de conceituação e planejamento muito além do logotipo e tem o objetivo de impactar a mente e o coração do consumidor da marca.

Como fazer?

Depois de toda informação obtida no brainstorm, está na hora de tirar isso do papel e colocar a mão na massa. É justamente nessa hora que o branding entra em ação! As dicas que vou dar hoje é baseado nas etapas que eu mesmo utilizo quando vou criar um canal, vale lembrar que não sou designer por formação, mas tenho certeza que irá te ajudar.

1) Registre os endereços das redes sociais

Antes de definir o nome de seu canal, é importante que você cheque se já não existe algo parecido na interwebs e crie os endereços utilizando esse nome. Mesmo que você pretenda apenas produzir conteúdo dentro do YouTube (o que não indico que faça) pense que no futuro, seja necessário possuir outras redes sociais. Por isso, garanta todos os @ em todas as redes sociais possíveis, de preferência utilizando o mesmo endereço em todas as redes sociais.
No YouTube só é possível ter um link para o seu canal depois de 500 inscritos, porém, como diz o velho ditado, quem se adianta governa.

2) Defina as cores

Considerando que você já possua um nome e uma ideia de qual será a proposta do seu canal, escolher a paleta de cores do seu projeto é fundamental. Sugiro que estude a Teoria da psicologia das cores, que em resumo diz que cada cor desperta determinado tipo de sentimento em nós, por exemplo o vermelho que incentiva confiança.
E como citei acima, não escolha apenas uma cor, mas monte sua paleta. Com outras opções que combinem entre si. Também é importante pensar do micro para o macro, lembre-se que um dia essas cores poderão ser usadas em produtos como camisetas, cartões de visita, etc…

3) Crie seu logotipo

Considero a parte mais importante deste post, por isso é necessário extrema atenção e cuidado para criar um bom logo. Esta etapa requer habilidade em algum software de edição de imagens como o Adobe Photoshop, porém o vídeo abaixo pode te dar uma luz.

4) Crie banners, fotos de perfil e todo resto que for necessário

Depois das cores e do logotipo, fica muito mais fácil criar as outras artes da sua marca. Nesta etapa a criatividade + habilidades na edição conta, contudo, a boa notícia é que o Pixel Tutoriais pode ser muito útil! Recomendo fortemente que os leitores deste post visite nossa sessão de cursos online e gratuitos.
Clique aqui para baixar o template do background do seu canal, é um arquivo PSD que possui todas as informações de dimensão de imagem. Para demais informações sobre tamanho, formato e dimensões adequados para a criação dos templates, acesse este link ou este.

5) Faça o upload de tudo isso

Provavelmente você gastou boas horas em tudo que citei acima, agora está na hora de sair do computador, relaxar e esperar a dica da semana que vem. Mas antes, faça o upload de tudo em suas redes sociais e verifique se está tudo ok e visualmente satisfatório.

via GIPHY

Então foi isso pessoal, espero que vocês tenham curtido e aproveitado as dicas e não se esqueça de compartilhar este post com toda sua turminhha. Nos vemos semana que vem na dicas #03

Comentários

Comentários

Allan Portes
Allan Portes

Estudante de Engenharia da Computação, designer há mais de 9 anos e criador do canal/website Pixel Tutoriais.

', 'auto'); ga('send', 'pageview'); }