Como escrever um roteiro?

Você sabia que um pedaço de papel pode tornar você a pessoa mais conhecida da internet? Seja bem-vindo ao #mesdoaudiovisual no Pixel Tutoriais, um mês inteiramente dedicado à você que curte produções audiovisuais e cinema. Cada semana desta série será dedicada a um segmento do audiovisual, e para começar com o pé direito, iremos falar sobre roteiro.

Escrever um roteiro é como contar uma história. Não apenas um conto, como sua avó costumava te contar antes de dormir, mas sim através de detalhes. Como por exemplo o ambiente em que o ator se encontra, seu humor, suas falas e todos os elementos descritivos do desenrolar daquela cena.
Utilizar o máximo de detalhes possível, ajuda a:
1.Organizar melhor sua gravação
2.Otimizar e economizar o tempo
3.Ter insights e ideias para enriquecer seu vídeo

E mesmo que você aposte em seu carisma natural e na improvisação, escrever um bom roteiro pode te ajudar a ir ainda mais longe. No cinema, por exemplo, um roteiro é dividido em três partes:
Sinopse: que é como se fosse um breve resumo da história, você já deve estar habituado à este termo por causa do netflix
Argumento: cuja finalidade é criar curiosidade e entusiasmo para o seu roteiro ao descrever os elementos básicos: os protagonistas, as cenas-chave, o enredo geral, o humor, o tom e/ou o gênero da obra, etc…
Cenas: descrever passo a passo qual será o desenrolar da história naquele ambiente.
E esta é uma profissão tão importante que segundo a Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), o piso salarial ideal para um roteirista é de 72 mil reais por projeto. Abaixo, separei alguns links para quem gostaria de se aprofundar no assunto #checkitout
1. Quero ser roteirista
2. O que faz um roteirista de cinema

#AllanIndica

O filme Adaptação, conta a história de um roteirista desesperado passa por um bloqueio criativo durante o processo de adaptar um livro sobre orquídeas. Ele acaba buscando ajuda em seu irmão gêmeo e também em um famoso consultor de Hollywood.

Agora é com você, pegue um papel e uma caneta e comece a escrever o seu roteiro. Nos vemos no proximo post!

Comentários

Comentários

Allan Portes
Allan Portes
Estudante de Engenharia da Computação, designer há mais de 9 anos e criador do canal/website Pixel Tutoriais.
', 'auto'); ga('send', 'pageview'); }