Como criar um site em 5 passos

É comum que muitas pessoas ainda acreditem que criar um site é uma tarefa complicada e cara. No entanto, com as diversas tecnologias e plataformas disponíveis no mundo web, saber como criar um site se tornou uma tarefa relativamente simples mesmo para os iniciantes.
Pensando nisso, eu elaborei esse post para mostrar os passos essenciais na criação de um site e o melhor: sem gastar pequenas fortunas com desenvolvedores ou agências. Vamos ver como é isso?

1º passo – Escolhendo a hospedagem de sites e o domínio

Sem um serviço de hospedagem não há como criar um site! Após o planejamento do seu projeto é imprescindível contratar um bom serviço de web hosting para mantê-lo sempre online. O domínio também é outro serviço necessário para qualquer empresa ou marca que deseja se profissionalizar na web.

De forma geral, as empresas de hospedagem de sites oferecem esses dois serviços que podem ser adquiridos em conjunto. Você pode encontrar diversas empresas que oferecem planos de hospedagem, como por exemplo a Hostinger, que é uma empresa que oferece planos de hospedagem com valores vantajosos e com possibilidade de adquirir domínios gratuitos conforme o período contratado.


Dica do tio Allan:
Opte por empresas de hospedagem que ofereçam planos escaláveis e que acompanhem o crescimento do seu negócio.

2º passo – Apontando os domínios corretamente

Depois de contratar o seu plano de hospedagem de sites é preciso fazer uma pequena configuração para que os servidores passem a exibir o seu site corretamente. Parece ser uma tarefa complicada, mas na realidade é bem simples e toda empresa de hospedagem pode orientá-lo sobre essa tarefa.

Apontar um domínio significa “ligar” o nome do seu site (www.seusite.com.br) à hospedagem contratada. Geralmente, esse procedimento é feito diretamente no painel de controle do serviço.
Após esse procedimento é preciso esperar o tempo que DNS leva para ser propagado na web. Esse período pode variar e tudo ocorre automaticamente.

Vale lembrar, que o domínio e a hospedagem não precisam ser contratados pela mesma empresa. No entanto, se o domínio e a hospedagem forem adquiridos juntos, essas configurações podem ocorrer de forma automática.

3º passo – Como criar um site instalando o WordPress de forma fácil e rápida

Agora que você já tem a hospedagem de sites e domínio devidamente configurados é hora de pensar em como criar um site de fato. Uma das ferramentas mais populares para a construção de projetos web é o famoso WordPress. Esse sensacional CMS é usado por grande parte dos desenvolvedores web, dos iniciantes aos experts.

Na maioria dos serviços de hospedagem de sites, o WordPress já vem disponível para instalação. A Hostinger possui um autoinstalador que torna essa tarefa extremamente simples.

Vá até o instalador automático da sua hospedagem e siga os passos para configurar o seu WordPress. Esse tipo de instalação costuma ser feita em poucos minutos e sem processos complicados.

Dica importante: Por padrão, o WordPress é instalado em inglês na maioria dos serviços de hospedagem de sites. Para mudar o idioma é só ir em “Settings”>”Site Language” e escolher o Português do Brasil.

4º passo – A escolha certa do template

Um dos segredos de como criar um bom site é acertar no seu template.
A grande vantagem do WordPress é que você pode escolher os temas por categorias e segmentos específicos como: negócios, alimentação, entretenimento
e entre outras áreas.

Embora existam inúmeras opções de templates, o ideal é sempre optar por modelos que tenham relação com o seu negócio. Pesquise bem antes de pensar em como criar o seu site definitivamente. Outra grande vantagem é que praticamente todos os templates podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades. E se você tem conhecimento em programação, tudo fica ainda melhor.

Outra dica legal, faça testes e leia a documentação do seu template antes de configurá-lo definitivamente. Isso evita perda de tempo e problemas de incompatibilidade com outra funcionalidade que você deseje instalar em seu site.

5º passo – Planeje e publique seus conteúdos

Agora entraremos na parte de “pós-produção” do seu projeto web: a produção de conteúdo! Afinal, é para isso que servem os sites, não é?
O conteúdo é o que dá vida a qualquer site e para ter o sucesso tão esperado é preciso o mínimo de planejamento em relação às informações que serão publicadas.

Pense primeiramente no conteúdo institucional do seu site. Conte um pouco da história da sua empresa ou marca e fale sobre os seus serviços ou produtos. Mostre o porquê você está na internet!

Após pensar no conteúdo institucional, elabore um plano onde você publicará conteúdos relevantes para o seu público. Envolva as pessoas com informações interessantes e que as ajudem a sanar problemas.

Dica importante: Crie um calendário editorial e estabeleça temas sobre a sua área de atuação. Além de atrair possíveis clientes, sua empresa também pode se tornar referência em seu segmento.


Conclusão

Saber como criar um site é fundamental para quem deseja ter presença na web e expandir os negócios sem precisar investir grandes orçamentos.
Ao contratar um plano de hospedagem de sites já é possível dar os passos iniciais na internet por conta própria e de forma econômica.

Portanto, se você precisa criar o seu site de forma rápida e econômica, não deixe de conhecer os planos e serviços de web hosting Hostinger. Com certeza será a escolha mais interessante que você fará em termos de qualidade e custo benefício.

Comentários

Comentários

Allan Portes
Allan Portes
Estudante de Engenharia da Computação, designer há mais de 9 anos e criador do canal/website Pixel Tutoriais.
', 'auto'); ga('send', 'pageview'); }